domingo, 8 de janeiro de 2017

R.I.P PETE CHAPOURIS - MORRE MAIS UMA LENDA DA KUSTOMIZAÇÃO DOS E.U.A.


No último dia 6 de Janeiro de 2017, morreu aos 74 anos uma das últimas lendas da Kustomização mundial, Pete Chapouris, que ficou conhecido como uma das lendas da Cultura Hot Rod, pelo seu "The Califórnia Kid" e pela So-Cal Speed Shop um dos templos da Kustomização mundial e visita obrigatória para aqueles que admiram a Cultura Kustom Americana.

Como já dissemos aqui em outras oportunidades, as décadas de 1940, 1950 e 1960 marcaram os anos de ouro da Cultura Kustom Americana, neste período nasceram ou surgiram os principais expoentes, aqueles caras que marcaram o seu nome na história como:

George Barris
Gene Winfield
Tom Daniel
Dick Dean
Dean Jefries
Ed Roth
Bill Hines
Bill Cushenbery  
Harry Bentley Bradley

Querem conhecer um pouco mais sobre Peter Chapouris acompanhem o vídeo abaixo:

Hot Rod Legendy Pete Chapouris

Pete Chapouris nasceu em 16 de Dezembro de 1942, cresceu em El Monte, CA, um subúrbio de Los Angeles, e começou a andar pelos Boulevards da cidade como um jovem Hot Rodder junto com os amigos por volta de 1955, foi uma época muito importante, e que fez com que ele fosse mordido pelo "Bicho dos Kustoms".

O Primeiro Hot Rod de Pete foi um 1932 Roadster, mas nessa época ele estava apaixonado pelo Coupe "A". Ai ele vendeu a carcaça do seu e comprou um modelo Coupe "A" e transformou em um Deuce Roadster...

Na época, o senso criativo dos caras estava em ebulição, e Pete foi atrás de novos desafios, procurando novos carros, viajando e negociando pelo caminho, encontra um 1961 T-Bird que instantaneamente se tornou em um semi-custom e que foi utilizado para fazer as suas viagens.

Pete estava trabalhando como técnico desenvolvedor de produtos na Clayton MFG Co. Manufatura de Dinamômetros, nessa época ele se encontrou com Mike Hoag que tinha saído da empresa Blair´s para formar a M & S Welding com Sherm Gunn, construindo Carros Drag, Pete queria trabalhar para eles e consequentemente teria aulas de soldagem durante a noite, enquanto ele trabalhava como temporário, em 1971 ele sai da empresa Clayton e voltou a trabalhar na Blair´s, e na sequencia chega a So-Cal de Alex Xydias.


THE CALIFÓRNIA KID


Pete cria o seu "Califórnia Kid" um Coupe 1934 Preto com Flames, o modelo é fotografado para a Capa de Novembro de 1973 da Revista Rod & Custom junto com outro Coupe Amarelo de Jim "Jake" Jacobs, os dois haviam criado uma Loja de Restauração de Hot Rods na cidade de Temple, Califórnia, CA, chamada Pete & Jakes Hot Rod Parts.

As coincidências neste meio se repetem, como todos os artistas que citamos a pouco, o seu talento despertou a atenção da indústria cinematográfica da época, Hollywood queria que Pete cria-se algo emblemático para eles, e ai ele também ( como já havia acontecido com George Barris, Dean Jeffries, Gene Winfield e outros) recebe uma encomenda de um carro que estrelaria um filme produzido por Howie Horovitz, ai outra coincidência, que era produtor da aclamada Série de TV da época Batman, Howie queria o carro de Pete para estrelar um filme para TV chamado "The Califórnia Kid, neste filme estrearia o jovem ator Martin Sheen.

A partir deste filme os Hot Rods de Pete e Jake entrariam na cena Kustom da época, e a dupla teve um sucesso imediato, e que por causa do Estilo inovador e um Marketing bem feito e Instintivo, levou o mundo Hot Rod para o público em geral...



A Loja Pete & Jakes foi vendida em 1987, e Pete voltou a trabalhar como vice-presidente de Marketing da Specialty Equipment Market Association (SEMA) sendo o instrumento para a formação da Street Rod Equipment Association (SREA), o emprego veio bem a calhar, e Pete se tornou uma força diretora na transformação da SREA na Street Rod Market Alliance, um conselho do SEMA, Pete Chapouris também foi eleito para o Hall Of Fame Street Rod Market Alliance.

Pete sempre foi inquieto, e nunca foi um cara de escritórios, e quando chegou a hora de sair da SEMA em 1990, ele forma uma aliança com Bob Baulder e entre outros projetos impressionantes, teve uma dupla de Harley-Davidson e um Hogzzilla para Billy F. Gibbons da ZZ Top Band, a amizade com Billy rendeu vários outros projetos...

HOGZILLA
 

HARLEY-DAVIDSON


 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário