domingo, 1 de novembro de 2015

ESSA É PARA QUEM GOSTA DE HISTÓRIAS DO COLECIONISMO DIECAST - UMA MARCA CHAMADA MORRIS & STONE


 

E esta história começa na década de 1940, nesta época existia uma empresa de brinquedos chamada Morris & Stone com sede no distrito londrino de Stoke Newington, no inicio eram distribuidores de miniaturas diecast, e com o tempo criaram coleções próprias com a marca Morestone, que seguiam um conceito parecido aos Matchbox da época, mas com alguma diferenças: eram um pouco menores, mais crús e sem tanto acabamento. Por algum tempo ele foram produzidos pela empresa Produtos Modernos.


Para Concorrer com a marca Lesney 1-75 em meados da década de 1950 ele criaram uma coleção chamada “The Esso Petrol Pump Series” ou “ Bomba de Gasolina Esso”, em parceria com um dos fundadores da Matchbox Lesney, Rodney Smith, que havia deixado a empresa, montaram uma fábrica no distrito londrino de Hackney onde passaram a produzir uma nova gama de miniaturas diecast parecidas com os da marca Dinky, mas com foco em miniaturas de pequenas escalas, surgindo assim a emblemática Série Esso.
.
.

Apesar do relativo sucesso da Morestone, em 1961 a empresa foi assumida por S. Guiterman & Co, importante indústria inglesa de brinquedos da época, e seu nome é alterado novamente, de “Morestone” para “Budgie” Brinquedos, assim continuando com a sua história no mesmo segmento de brinquedos, a “Guiterman” faliu em 1966, pouco depois de um incêndio que destruiu a maior parte dos moldes para fazer as miniaturas, a empresa Produtos Modernos assumiu de vez a produção e continuaram a produzir agora com o seu próprio nome, algum tempo depois eles compraram a marca Budgie, voltando a produzir e vender os produtos com a marca Budgie até o final dos anos 1960, quando surge a Mattel que acabará de criar a marca Hot Wheels que trouxeram um novo conceito a este segmento, com modelos melhores acabados e com conjuntos de Pneus e Rodas de velocidade e eixos que mataram as vendas de modelos produzidos da marca Budgie, do dia para a noite a marca praticamente chegou ao fim.


Um dos maiores problemas desta marca, é que eles não renovavam as suas coleções, o que limitava o interesse em seus modelos, pois não haviam novos lançamentos, ou pelo menos com uma periodicidade que os consumidores dos seus produtos fossem seduzidos por um segmento ou tema que os fizessem querer adquirir novas miniaturas. Como aconteceu com a Série Esso...

Acompanhem agora todos os modelos desta coleção que marcou o nome da marca Morestone na história do Colecionismo Diecast Mundial.


MOTORCYCLE PATROL A.A. 




MOTORCYCLE PATROL R.A.C




LAND ROVER ROAD SERVICE JEEP




 BEDFORD SERVICE VAN




THE WOLSELEY SIX-EIGHTY POLICE CAR




THE COOPER BRISTOL RACING CAR




THE MERCEDES BENZ RACING CAR




THE VOLKSWAGEN SALOON CAR BEETLE




THE MAUDSLAY HORSEBOX




THE GPO TELEPHONE REPAIR VAN




THE ROYAL MAIL VAN




THE VOLKSWAGEN MICROBUS




THE AUSTIN TAXI WHICH WAS THREE DOOR




THE PACKARD CONVERTIBLE




THE AUSTIN COUNTRYMAN




THE AUSTIN HEALEY




THE FORD THAMES 5 CWT VAN




THE FODEN DUMPER LORRY




THE ROVER 105




THE PLYMOUTH BELVEDERE CONVERTIBLE



Um comentário: