quarta-feira, 2 de junho de 2010

PONTIAC FIREBIRD TRANS AM - 1970



Firebird e camaro se desenvolveram mais na linha européia na segunda geração de seus projetos, mas os deflectores e as tomadas do pontiac Firebird Trans Am 1970 eram tipicos dos Muscle Cars americanos, sem Ostentar modéstia.

Com a introdução da segunda geração do Firebird, o Pontiac trans Am 1970 despontou como um boxeador agressivo e sem luvas. Tomadas de ar funcionais, abundantes saidas de ar na carroceria, suspensões super-resistentes, resposta rápida da direção, conferiam-lhe comportamento sedento de curvas em alta velocidade.
O Volante espumado fórmula comndava a caixa de direção assistida hidráulica de relação 12, 1:1. O interior tinha uma autêntica aparência esportiva.
O Motor normal do Pontiac Trans Am 1970, com 350 cv, V8 de 400 polegadas cúbicas (6,5 litros) e admissão dinâmica de ar, garantia 14 segundos baixos nas pistas de arrancadas de 400m. Isso aparentemente satisfazia a maioria dos compradores, pois apenas 88 dos 3.196 Pontiacs Trans Am montados traziam a admissão dinâmica de ar opcional Ram Air IV. Ela acrescentava dutos maiores, melhores cabeçotes, válvulas de turbulência polidas e um coletor de aluminio para o motor de 375 cv, 25 a mais do que no modelo de 1969. Ainda mais rara era admissão dinâmica de ar Ram Air V, peça vendida no balcão sob pedido especial e que, entre seus truques, tinha tuchos de válvula sólidos e dutos de admissão em seção de túnel rendendo até 506 cv.
Esses motores respiravam através de uma nova tomada de ar voltada para a traseira diretamente ligada ao motor e projetada para captar ar frio em temperatura ambiente que fluia sobre o capô. O Câmbio manual de série tinha quatro marchas e uma alavanca de mudança Hurst; a caixa automática Turbo-Hydra-Matic era opcional. Ambas vinham com relação de diferencial 3,55:1 e para o câmbio manual era disponível a relação 3,73:1.
O Comportamento na estrada do Pontiac Trans Am 1970 recebeu bastante atenção. O Volante espumado fórmula comandava uma rápida caixa de direção de relação 12,1:1 com assistência hidráulica variável. Molas mais duras e barras estabilizadoras mais grossas combinavam com pneus Polyglass F60X15 montados em rodas Kelsey Hayes Rally 2. Freios assistidos com discos de 277 mm de diâmetro na dianteira e tambores de 241 mm de diâmetro na traseira se encarregavam da frenagem.
O Pontiac Trans Am 1970 tinha o msmo nariz absorvedor de impacto dos outros firebirds, mas a Pontiac dizia que o exclusivo deflector de ar dianteiro e os estratores de ar dos pára-lamas criavam uma força vertical descendente de 22,7 kgf em velocidades de auto-estrada. Alegava ter aquela mesma força na traseira por causa do grande reflector na tampa do porta-malas e dos pequenos deflectores na frente das rodas traseiras.No interior, a instrumentação completa era de série e incluía um conta-giros virado para que a linha vermelha ficasse na posição 12 horas, como um verdadeiro carro de corrida.
A crítica especializada ficou impressionada. Mesmo com 57% de peso nas rodas dianteiras, a revista "Sport Car Graphic" disse "Nunca havíamos dirigido um carro com a manobrabilidade geral - para um carro de produção em série - tão próxima da de um carro de corrida de motor dianteiro". E A revista "Car And Driver" completava chamando o Pontiac Trans Am 1970 de "Carro ágil e musculoso como um comando, provavelmente sem igual em qualquer outra parte do mundo, mesmo pelo dobro do preço".
Pontiac Firebird Trans Am 1970

Especificações

Distância entre eixos: 2.473 mm
Peso: 1.724 Kg
Número de unidades produzidas: 3.198
Preço básico: US$ 4.305

Melhor Motor Disponível

Tipo: OHV V8
Cilindrada: 6.554 cm3
Alimentação: 1 Carburador Quádruplo
Taxa de Compressão: 10,5:1
Potência (cv) a rpm: 375 a 5.500
Torque (m.kgf) a rpm: 61,6 a 3.900

Desempenho Típico

0-96 Km/h: 5,6 s
400m, s a Km/h: 22,2 a 163,2

Postada por: Silvio J. Schiavon
Créditos: Fonte e Fotos: 2007 Publications International Ltda

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